Fundo Dema suspende os editais de seleção de projetos



Como se sabe, o encargo da doação que deu origem ao Fundo Dema obriga a manter integralmente  o capital  investido e libera a utilização apenas do capital proveniente dos rendimentos financeiros para apoiar os projetos e eventos aprovados.  Segundo o relatório divulgado pelo Comitê, a análise da evolução do capital investido, dos rendimentos acumulados e do resultado da  liberação das doações teria indicado que os recursos provenientes dos rendimentos não são suficientes no momento para garantir o financiamento de novos projetos.

Nestes cinco anos de existência (de setembro de 2004 a março de 2009), foram analisados 351 solicitações e mais de 203 projetos comunitários e eventos receberam apoio financeiro, alguns dos quais ainda estão em andamento. Mas segundo o relatório, o recurso financeiro que seria destinado ao edital de 2009 já teria sido antecipado como suporte à participação das organizações sociais na caravana do Fórum Social Mundial 2009 em Belém, no Pará. O Comitê Gestor avalia que atualmente os rendimentos do capital somente conseguem cobrir as despesas das atividades diárias da gestão do Fundo Dema e a execução dos projetos já aprovados, e que para voltar a apoiar projetos através de editais,  será necessário passar por um novo acúmulo de rendimentos pelo menos durante um período de dois a três anos, se não houver um novo aporte de recursos além do capital investido.

No entanto, o Comitê percebe este momento como uma oportunidade de reflexão sobre a potencialidade dos rendimentos, a disposição do fundo e a eventual necessidade de se pensar novos rumos e resolve divulgar a atual situação do Fundo para a população interessada e para a cooperação nacional e internacional, explicando as causas e convidando as organizações cooperantes a ajudarem na ampliação do potencial do Fundo. Além disso, o relatório aponta possibilidades como campanhas para fortalecer o fundo e a promoção de um seminário com organizações do movimento social e ONGs para discutir a questão de sustentabilidade e do acesso aos fundos existentes. Esta e outras deliberações, além do resumo de outras questões, são apresentadas de forma mais detalhada no último relatório da reunião ordinária do Comitê Gestor do Fundo Dema, clique aqui para ter acesso.



© 2008 | FASE. Todos os direitos reservados