Conheça Nossas Ações
Apoiar e fortalecer 25 organizações de mulheres, em Pernambuco, Rio de Janeiro e Ceará para mobilização e organização das costureiras domiciliares, incidência político social e difusão de conhecimentos para a construção de condições dignas de vida e trabalho na cadeia da moda.

Costurando Moda com Direitos

Apoia ação de formação sócio política e de fortalecimentos institucional de pequenas organizações, grupos e coletivos e que atuam em periferias e favelas em qualquer parte do país.

Agitando Pensamentos 2021

O Fundo SAAP foi criado em 1985, sendo, portanto, um dos mais antigos fundos brasileiros voltado ao apoio de grupos, coletivos e organizações – formais e informais – e que tem como objetivo fortalecer o amplo conjunto de sujeitos políticos que, desde a década de 1980, vêm lutando contra as desigualdades, opressões, explorações e preconceitos. Nosso foco se direciona para as organizações, grupos e coletivos que têm mais dificuldades em acessar recursos financeiros, ou seja, para as movimentações sócio-políticas que em si mesmas são historicamente discriminadas. Nesse período, o Fundo SAAP já apoiou cerca de 4 mil pequenos projetos em todo o território brasileiro.

Atualmente, a prioridade é o apoio às organizações, grupos e coletivos que atuam no enfrentamento ao racismo, ao sexismo, a heteronormatividade e às violências daí derivadas, com especial atenção às violências produzidas pelo Estado. Por isso, nos últimos anos, 65% dos projetos apoiados são de organizações, grupos e coletivos de mulheres, especialmente mulheres negras.

Para isso, estruturamos o trabalho em duas linhas de ação:

a) O Fundo de Apoio a Pequenos Projetos (FPP): nessa modalidade, o Edital Agitando Pensamentos, que é lançado anualmente e tem como objetivo apoiar ações de formação sócio política e de fortalecimentos institucional de organizações, grupos e coletivos que são oriundos e atuam em territórios de periferias e favelas nas pequenas e grandes cidades. Além disso, também apoiamos financeiramente pequenas atividades pontuais, recebidas através de demandas espontâneas.

b) Fundo de Apoio Estratégico (FAE): metodologia de apoio criada pelo Fundo SAAP e que tem como objetivo o desenvolvimento de ações coletivas e fortalecimento institucional. É um apoio que fazemos a partir da modalidade carta-convite às organizações, grupos e coletivos, especialmente de mulheres, em que além do aporte financeiro, realizamos ações de formação e acompanhamento contínuo. São em geral, projetos de duração mais longa, em que todos os projetos se engajam em uma mesma ação de defesa de direitos. Atualmente, estamos realizando o Projeto Costurando Moda com Direitos, que aglutina organizações, grupos e coletivos de mulheres do Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Em síntese, o sentido da existência do Fundo SAAP é estar junto, lutar com os grupos, organizações e coletivos que resistem e insistem cotidianamente na criação de possibilidades de eliminação de todas as estruturas que produzem morte, violência, opressão, exploração e discriminações.

Coordenação

  • Taciana Gouveia

    Educadores

    • Mônica Ponte

    Assistente

    • Ana Cristina Ferreira