“O nosso modo de viver promove a soberania e segurança alimentar e nutricional tanto no campo quanto nas cidades e não ofende o meio ambiente. As populações tradicionais na Amazônia são fundamentais para manter a vida no planeta”. Quem diz isso é a dona Deusa Maria Azevedo, liderança da Ilha do Capim, Baixo Tocantins(PA), em entrevista ao programa Tipiti. Em novembro, a atração falou como a região é capaz de gerar emprego e renda para a população local e ainda resguardar nossos rios de florestas.

Também foi falado sobre o projeto da prefeitura de Abaetetuba, na mesma região, que quer transformar a Zona Rural do município em um complexo industrial. Além disso, houve um debate sobre os impactos do porto da empresa Cargill e da Hidrovia Tocantins-Araguaia para os povos tradicionais que vivem no entorno desses empreendimentos. 

O programa Tipiti é uma iniciativa da FASE, produzida jovens militantes da comunicação popular. Ele vai ao ar sempre aos sábados, às 7h30, pela Rádio Conceição, ligada à Diocese do Munícipio de Abaetetuba (PA). No entanto, todos os episódios ficam disponíveis aqui no nosso site.