Conheça Nossas Ações
Visa contribuir para a inclusão produtiva de agricultores e agricultoras familiares e outras populações tradicionais do campo através da assistência técnica e extensão rural.

Bahia Produtiva

Iniciativa da FASE, em parceria com a Rede de Agroecologia Povos da Mata, que visa certificar a autenticidade dos alimentos agroecológicos contribuindo para sua comercialização.

Agroecologia Integrando Campo e Cidade

A ação é voltada ao fortalecimento das organizações da sociedade civil, através da Cáritas, União Europeia e Plataforma MROSCC (Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil).

Articulação Territorial

O programa da FASE na Bahia foi fundado em 1987, em Itabuna. Em 2009, o escritório foi transferido para Salvador, e desenvolve suas atividades nos territórios Vale do Jiquiriçá, e no Baixo Sul, situados no Bioma da Mata Atlântica e áreas de transição com a Caatinga, atuando nos municípios de Mutuípe, Ubaíra, Jiquiriçá, Laje, São Miguel das Matas, Presidente Tancredo Neves, Valença e Teolândia. Em 2017, ampliou ações para Amargosa, Elísio Medrado, Gandu, Jaguaripe, Ibirapitanga e Planaltino. A FASE Bahia intervém educativamente junto aos agricultores e agricultoras familiares, contribuindo para sua formação e afirmação enquanto sujeitos de direitos comprometidos em disputar alternativas de desenvolvimento, dispostos a influenciar na formulação, orientação, implementação e avaliação de políticas públicas.

Em aproximadamente 60 comunidades, famílias agricultoras recebem assessoria técnica inspirada por concepções agroecológicas. Associações e cooperativas, de acordo com a particularidade de cada uma, contam com apoio, no processo de criação de galinha caipira desenvolvimento de quintais agroflorestais, hortas, na incorporação de práticas agroecológicas, suporte na implantação de unidades de processamento de derivados de mandioca, frutas e cozinhas comunitárias para elaboração de alimentos utilizando ingredientes produzidos localmente. A FASE faz acompanhamento técnico na certificação orgânica participativa, na gestão do fundo rotativo solidário dos grupos de mulheres, gestão dos projetos produtivos assumidos por associações comunitárias, estimulando o acesso de famílias e de suas entidades à políticas públicas como comercialização, ATER (Assistência Técnica Rural), PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar) e editais públicos para financiamento de projetos de investimento comunitário na agricultura.

Como entidade do campo da ABONG e da ANA, a FASE Bahia participa da Rede Agroecológica do Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, na Articulação da Agroecologia na Bahia (AABA), Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF), Plataforma MROSC, Articulação do Campo, ABONG, Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Baixo Sul e do Vale do Jiquiriçá, Conselhos Municipais de Alimentação Escolar, Segurança Alimentar e Nutricional, Defesa dos Direitos das Mulheres, e Desenvolvimento Sustentável de Presidente Tancredo Neves, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Amargosa, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de São Miguel das Matas, Conselho Municipal
de Meio Ambiente de Laje e participa do Grupo de Trabalho Operacional da Chamada de ATER Agroecologia.

Coordenação

  • Roselia Melo

Administração

  • Joelma Araújo
  • Katiuscia da Silva

    Educadores

    • Aline de Souza
    • Ariane Araújo
    • Elenilda dos Santos
    • Fernando Oiticica
    • José Henrique Ramos
    • José Orlando Caldas
    • Júlia Tete
    • Maria Helena da Silva Machado
    • Nadilton Almeida
    • Silvanei Barbosa
    • Veronice Souza
Endereço:
Rua General Labatut, 78 - Barris - Salvador - BA - 40070-100
Tel: +55 (71) 3022-1080