Conheça Nossas Ações
A ação reúne sete organizações da sociedade civil com objetivo de contribuir para o enfrentamento das desigualdades, fortalecendo a capacidade de jovens e coletivos de periferias de exercer seu “Direito à Cidade”.

Juventude nas Cidades

Apoiar e fortalecer 25 organizações de mulheres, em Pernambuco, Rio de Janeiro e Ceará para mobilização e organização das costureiras domiciliares, incidência político social e difusão de conhecimentos para a construção de condições dignas de vida e trabalho na cadeia da moda.

Costurando Moda com Direitos

A publicação foi desenvolvida pelas Articuladas, coletivo formado por diversas organizações, dentre elas a FASE. É uma coleção de artigos, entrevistas, relatos e uma linha do tempo da violência institucional, que nos convida a refletir sobre as estratégias de resistência.

Mulheres, resistência e o marco da violência institucional

Primeira unidade a ser fundada, em 1963, a FASE Rio atua na promoção ao direito à cidade, na defesa de espaços urbanos democráticos e ambientalmente sustentáveis. Contribui para o fortalecimento de organizações sociais de base territorial, defendendo direitos e políticas públicas capazes de reduzir as desigualdades, o racismo, as violências e as diferentes formas de opressão social.

 

A FASE Rio também atua com atividades vinculadas à promoção da justiça ambiental, defesa dos bens comuns e direitos territoriais e incentiva a organização de mulheres como sujeitos de direitos. Desenvolve atividades  na área central do  Rio, no Complexo de Favelas de Manguinhos e em cidades da Baixada Fluminense, territórios que fazem parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

 

 A FASE trabalha diretamente com quem sofre os impactos de um modelo de produção de cidade baseado na desigualdade e na militarização urbana, com aqueles que resistem às inúmeras opressões urbanas: jovens, mulheres e famílias moradoras de favelas e nas periferias da região metropolitana.

 

A partir da perspectiva da educação popular, nosso trabalho tem contribuído para que esses segmentos sociais denunciem o racismo institucional, o genocídio da população negra e a violação do direito à vida,  bem como tem buscado mostrar que, por trás das opressões, há sujeitos sociais construindo processos de resistência e apresentando propostas alternativas ao atual modelo de produção de cidades.

 

A FASE Rio desenvolve atividades de assessoria, mobilização e incidência em políticas públicas, com o propósito  de aproximar movimentos sociais ligados à agenda e às lutas das políticas setoriais urbanas — saneamento, habitação, mobilidade urbana e regularização fundiária — com as agendas dos Direitos Humanos, da justiça ambiental e de defesa dos bens comuns — agendas assumidas  por ONGs, centros de pesquisas, mandatos parlamentares, movimentos e coletivos com distintos focos de atuação, entre outros, além de trazer a perspectiva de gênero, raça e classe para discussão. 

 

Nesse sentido, além de trabalhar com sujeitos coletivos protagonistas das lutas urbanas por políticas públicas setoriais, a FASE também atua com  sujeitos coletivos que se mobilizam a partir de uma agenda heterogênea, que procura enfrentar as inúmeras violações que emergem no cotidiano da metrópole fluminense.

Fase Rio de Janeiro

Coordenação

  • Aercio B. de Oliveira

    Educadores

    • Bruno França
    • Caroline Rodrigues
    • Rachel Barros
Endereço:
Rua das Palmeiras, 90 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ - 22270-070
Tel: +55 (21) 2536-7350