Alcindo Batista¹

chuva bahia

O Rio Jiquiriçá transborda com as fortes chuvas na Bahia. Foto: Julia Têtê/FASE Bahia

As fortes chuvas que atingem o estado da Bahia nas últimas semanas deixaram até agora 20 mortos, cerca de 30 mil desabrigados e mais de 31 mil pessoas desalojadas segundo levantamento da Defesa Civil.   Um dos municípios afetados pela enchente é Jiquriçá, a 256 km de Salvador. O rio que dá nome à cidade transbordou, deixando dezenas de moradores sem casa.

Muitas famílias e comerciantes da região perderam praticamente tudo o que tinham. Por isso, a FASE apoia a campanha S.O.S Rio Jiquiriçá. “A FASE compõe o comitê que foi criado para trabalhar a preservação do Rio Jiquiriçá, antes mesmo desse desastre. Hoje a rede está sendo usada para ajudar as vítimas da chuva e do rio”, pontua Roselia Melo, coordenadora do programa da FASE na Bahia.

Nos municípios de Mutuípe e Laje, é grande o trabalho de limpeza das ruas por conta da quantidade de lama que desceu junto com a água do rio. “Nosso Natal foi marcado por muita chuva, cidades e comunidades alagadas. Estive ilhada na comunidade onde mora minha família, sem energia e internet. Consegui carregar o celular no carro”, desabafa Roselia. 

Na cidade de Ubaíra, ao menos 16 casas foram abaixo e moradores tiveram que ser salvos por meio de barcos ou helicópteros. “A cidade está literalmente dentro d’água e há uma correnteza muito forte. A situação é dramática. Foi muita chuva. Agora de manhã deu uma trégua, mas vai chover de novo”, aponta Lúcio Passos, prefeito da cidade, segundo informações do jornal Correio da Bahia.

Faça sua doação

São aceitas doações de itens básicos como alimentos, cobertores e roupas. As entregas podem ser feitas de forma presencial nos pontos de coleta e cada município ou por meio de transferências via pix. 

 

chuva - bahia
  • Amargosa: Praça Lourival Monte (ao lado da prefeitura) Doe para: Fundo Municipal de Assistência Social
  • Jaguaquara: Salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Chave pix – CPF: 914.704.805.06

  • Jiquiriçá: Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Contato: (75) 98811-2018

enchentes-bahia-laje

 

 

 

  • Laje: Sindicato dos Agricultores Familiares da cidade de Laje 

Chave pix – telefone: (75)99708-4060(Laje)

  • Mutuípe: Escola Lídio Santos

Doe para: Associação Atlética Banco do Brasil de Mutuípe(AABB)

Chave pix – CNPJ: 13. 251. 780. 0001/94

[1] Estagiário, sob supervisão de Cláudio Nogueira